Simulação clínica com atores profissionais capacitados em Paciente Simulado:

Publicado por

uma oportunidade para instituições de ensino

A formação de profissionais da saúde exige não apenas conhecimento teórico, mas também a capacidade de aplicar esse conhecimento na prática, com segurança e controlado. Nesse contexto, as metodologias ativas de ensino têm ganhado espaço e a simulação clínica com pacientes simulados surge como uma alternativa inovadora para a qualificação dos alunos.

Embora essa abordagem já seja amplamente adotada em diversos países, no Brasil ainda é pouco explorada. Muitas instituições de ensino não estão familiarizadas com essa metodologia ou tiveram contato apenas com versões em que os próprios alunos de saúde desempenhavam o papel de pacientes simulados. Isso pode dificultar a compreensão do impacto que essa estratégia educacional tem na formação acadêmica, especialmente quando envolve atores profissionais treinados para essa função. Para ampliar o acesso a essa experiência e permitir que mais instituições conheçam seu potencial, a ATO Simulação Clínica está oferecendo uma vivência gratuita, permitindo que educadores e gestores experimentem, na prática, a aplicação dessa metodologia.

A primeira edição dessa experiência ocorreu no dia 30 de janeiro de 2025 em uma instituição do interior de São Paulo, proporcionando aos participantes um contato direto com a metodologia. Durante a atividade, os envolvidos puderam participar de um cenário clínico realista personalizado, no qual os atores desempenharam o papel de pacientes em uma situação previamente estruturada. Além disso, houve uma discussão guiada sobre o processo, permitindo que os participantes avaliassem a aplicação prática da simulação no ensino.

Como Participar?

A Experiência de Simulação está disponível para qualquer instituição interessada em conhecer a prática e os serviços da ATO Simulação Clínica. Para garantir a melhor experiência possível, o agendamento deve ser feito com um mês de antecedência, e a atividade pode ser realizada de forma presencial ou online – embora a experiência presencial seja a mais recomendada.

O processo de agendamento envolve a definição do cenário clínico a ser trabalhado, para que ele esteja alinhado com os objetivos educacionais da instituição. Além disso, há a opção de gravar a experiência, permitindo que mais unidades acadêmicas tenham acesso à atividade e ampliem a discussão sobre a Metodologia Paciente Simulado, sobre a presença de atores profissionais nessa função e o impacto dessa abordagem.

Instituições que desejarem participar dessa Experiência de Simulação com a ATO podem entrar em contato para mais informações sobre agendamento e estruturação da atividade.

Contato: karen@atosimulacaoclinica.com.br
WhatsApp: +55 (11) 98248-3010
Saiba mais: atosimulacaoclinica.com.br

Preencha o formulário que entrarei em contato.