16 de março de 2022
Programa da Globo mostra a batalha travada por pessoas trans na busca por uma oportunidade formal de emprego.
No Profissão Repórter desta terça-feira, 15/03/2022, o tema simulação realística fez parte da pauta do programa. O tema central do episódio foi a dura batalha de pessoas trans na busca por uma oportunidade formal de emprego.
Uma das mulheres trans apresentadas no programa foi Samantha, que é atriz, e sua difícil caminhada na luta por emprego. Em 2019 o Profissão Repórter acompanhou Samantha em algumas entrevistas de emprego e seu início como operadora de telemarketing, infelizmente ela não passou no período de experiência. Na edição desta terça-feira o programa acompanhou um trabalho temporário da Samantha: participar como paciente em uma simulação realística.
O Profissão Repórter acompanhou a atividade simulada que foi realizada com estudantes de medicina do 4º ano, Samantha representou uma paciente trans na consulta.
“Precisamos reforçar a importância de atores e atrizes trans atuando em simulações realísticas. ‘Tudo bem’ um artista representar um paciente trans, mas melhor ainda é TER artistas trans fazendo parte. O caminho é árduo, mas vamos caminhando.” diz Karen Estevam, fundadora da ATO, empresa especializada em atores para simulação realística.
Imagem: G1.globo.com
Leia ou assista o programa na íntegra em: