O OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) é um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos de medicina durante o processo de aprendizagem. É um exame amplamente reconhecido e utilizado em programas de educação e treinamento médico em todo o mundo.
Esse método de avaliação foi desenvolvido originalmente nas décadas de 1970 e 1980 e tem sido continuamente aprimorado desde então para avaliar as habilidades clínicas e de comunicação dos profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Como funciona o OSCE?
O exame é baseado na rotatividade. Por isso, é dividido por estações, que podem ser uma sala ou uma mesa. Nela será simulado um atendimento ou a realização de alguma tarefa (habilidade) em específico.
Assim, os alunos percorrem as estações e têm um período pré-estabelecido para realizar a atividade proposta em cada uma delas. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor.
Cada estação do OSCE é projetada para simular situações da vida real que os profissionais de saúde podem encontrar em sua prática diária. As estações do OSCE geralmente incluem paciente padronizado, manequins simuladores de paciente humano, dentre outras estratégias. Os candidatos são avaliados com base em critérios específicos e predefinidos para cada estação.
Benefícios do OSCE
Avaliação abrangente: O OSCE permite uma avaliação abrangente das habilidades clínicas e de comunicação dos profissionais de saúde, garantindo que os candidatos sejam capazes de lidar com uma ampla variedade de situações clínicas e interações com os pacientes.
Padronização da avaliação: O OSCE oferece um método padronizado de avaliação, o que garante que todos os candidatos sejam avaliados de acordo com os mesmos critérios e padrões. Isso ajuda a garantir a justiça e a imparcialidade na avaliação.
Feedback: Os candidatos recebem feedback imediato sobre seu desempenho em cada estação da OSCE, o que lhes permite identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Isso é crucial para o desenvolvimento profissional contínuo e a melhoria da prática clínica. A escolha por passar feedback imediato é uma escolha de desenho e estratégia do OSCE, existem modelos que não entregam feedback imediato e sim após a conclusão de turmas ou algo específico, definido pelos organizadores do OSCE.
Preparação para a prática clínica: O OSCE ajuda os candidatos a se prepararem para situações da vida real na prática clínica, permitindo que eles desenvolvam as habilidades possíveis para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade e compassivos.
Desafios e Limitações da OSCE
Embora o OSCE seja extremamente reconhecido pelos seus benefícios, também apresenta alguns desafios e limitações. Esses podem incluir o custo e os recursos necessários para a realização do exame, a necessidade de treinamento e capacitação adequada para os avaliados e todos os envolvidos. Além disso, é importante pensar nas questões emocionais dos participantes envolvidos e em como será estruturado o “confinamento” para diminuir o risco de estresses e outras questões relacionadas ao bem-estar geral de todos os envolvidos.
Participação de atores no OSCE
Os atores, em geral, são bastante requisitados nesse tipo de prova, seja em uma ou mais estações. Entretanto, os cuidados com o preparo desses profissionais são de extrema importância para o bom andamento da atividade.
O ator estará na função de paciente padronizado, em que sua atuação precisa ser replicável, com isso, as respostas e interações precisam ser mais curtas e sucintas de modo que todos os profissionais selecionados consigam reproduzir a história e achados igualmente. Para isso, o cenário de simulação precisa estar bem desenhado, com os objetivos e checklist bem estabelecidos e o roteiro do ator bem formulado.
O preparo prévio dos atores é fundamental e necessita muita capacitação, tanto dos atores como dos preparadores/coordenadores da equipe para que eles mantenham o padrão de comportamento, tão necessário para replicar o cenário repetidas vezes.
Scalabrini Neto et al mencionam que a utilização de pacientes simulados foi desenvolvida há mais de quatro décadas e se consolidou porque torna possível a repetição das atividades inúmeras vezes; oferece segurança aos pacientes reais e facilita correções sempre que necessárias, permitindo um exercício mais ativo e dinâmico.
Em resumo, o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) desempenha um papel crucial na avaliação das habilidades clínicas e de comunicação dos profissionais de saúde. Por meio de sua abordagem prática e foco na avaliação padronizada, o OSCE ajuda a garantir que os profissionais de saúde estejam bem-preparados para lidar com uma ampla variedade de situações clínicas e interações com os pacientes. Seu papel na educação médica e no desenvolvimento profissional contínuo é inestimável, garantindo a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade e compassivos.
Referências:
Camila Ament Giuliani dos Santos Franco et al. OSCE para Competências de Comunicação Clínica e Profissionalismo: Relato de Experiência e Meta-Avaliação • Rev. bras. educ. med. 39 (3) • Jul-Sep 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/FXjdMcX8RcQDWvG7HFVbq7f/?lang=pt#
Simulação realística e habilidades na saúde / Augusto Scalabrini Neto, Ariadne da Silva Fonseca, Carolina Felipe Soares Brandão – 1. ed. – Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.
https://www.sanarmed.com/o-que-e-o-exame-clinico-objetivo-estruturado-osce