Feedback e Debriefing

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Entenda a diferença desses termos bastante utilizados por quem faz simulação.

FEEDBACK e DEBRIEFING – Esses dois termos, muitas vezes, são usados como sinônimos, mas eles têm diferenças importantes. Entenda:

De acordo com o dicionário da Sociedade de Simulação em Saúde, feedback é a entrega unilateral de informações acerca da atividade dos participantes de uma simulação com a intenção de modificar um comportamento e melhorar um desempenho em atividade futura.

O dicionário reforça ainda que o feedback deve ser construtivo, abordando aspectos específicos do desempenho do aluno e estar focado nos objetivos de aprendizagem.

O feedback deve ser individual quando se trata de condutas, falhas ou pontos para melhora.

No debriefing a conversa é bidirecional, interativa e reflexiva entre facilitador e participantes. Sendo muito utilizado após as atividades simuladas. O debriefing é sempre uma excelente oportunidade de aprendizado, contudo, deve ser bem estruturado e guiado pelo facilitador/especialista ou professor.

O debriefing foi criado para analisar e melhorar o desempenho e a eficácia dos participantes por meio de lições aprendidas e reforços de coportamentos positivos.


Quando solicitamos o FEEDBACK do ator de simulação é importante reforçar:

1) Ele será feito sempre nos primeiros minutos do momento do DEBRIEFING, para que o atuante faça a sua contribuição e retire-se do ambiente para que o facilitador dê sequência na conversa com os alunos;

2) O artista tem a oportunidade de externalizar como sentiu-se durante aquele atendimento (atividade), podendo agregar ainda mais com este processo de aprendizagem;

Prezamos por um feedback sucinto, mas não raso, no qual os atuantes devem expor os seus sentimentos perante a condução da atividade simulada.

Acolhimento, segurança, respeito e empatia são alguns dos caminhos que direcionam os atores na construção do seu feedback.

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