Aumenta demanda por simulação clínica com atores

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Instituições de ensino investem cada vez mais na metodologia de aprendizagem

Nos últimos anos percebemos um aumento significativo na demanda por simulação clínica com atores (pacientes simulados), que é uma metodologia de ensino na qual os atores interpretam pacientes com condições de saúde específicas para ajudar a formar estudantes de medicina, enfermagem e outras áreas da saúde.

Esses profissionais podem ser usados ​​para ajudar a ensinar habilidades de comunicação, como entrevistar pacientes, bem como para treinar raciocínio clínico e habilidades específicas. Além disso, podem ajudar a prepará-los para situações de vida real, incluindo lidar com pacientes desafiadores ou com condições médicas complexas.

Outras áreas de atuação também estão usufruindo dessa metodologia de ensino. Segundo Ivan Bank et al (2021), a metodologia não se restringe a retratar apenas pacientes, alguns cenários envolvem a encenação de atores simulados como membros da família, advogados e intérpretes, trazendo assim, outras possibilidades na utilização do profissional, o que contribui para esse aumento na demanda. Os pacientes simulados passam, então, a serem recrutados, treinados e implementados para uma ampla gama de treinamento e avaliação, inclusive para ensino de habilidades de comunicação (CST), exame físico e sua combinação em diversas habilidades clínicas. Além disso, também podem ser contratados para fins de pesquisa. 

Outro fator que impulsionou a demanda por simulação clínica com atores é a crescente ênfase na segurança do paciente. A simulação clínica pode ajudar a reduzir erros médicos e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, permitindo que os alunos pratiquem habilidades e técnicas em um ambiente seguro e controlado. No âmbito das avaliações, os pacientes simulados permitem a inserção nos exames das situações desejadas, no nível de complexidade apropriado, e que muitos examinandos sejam avaliados nas mesmas condições, o que favorece o preenchimento dos requisitos de validade e de fidedignidade.

Em resumo, a demanda por simulação clínica com atores continua a crescer à medida que mais instituições de saúde e programas de treinamento reconhecem os benefícios dessa técnica de ensino. Espera-se que a simulação clínica com atores continue a evoluir e se expandir para ajudar a formar a próxima geração de profissionais de saúde.

TEATRO: peça fundamental

As técnicas de interpretação e atuação teatral dos atores têm sido fundamentais para essa nova metodologia, pois fazem com que os alunos trabalhem a questão do atendimento, mais acolhedor e humanizado.

Através de técnicas teatrais, como improvisação, jogos de papéis e trabalhos de expressão corporal diversos, os estudantes de saúde têm a oportunidade de realizar uma vivência realista e até mesmo se colocar no lugar do paciente, compreender suas necessidades e preocupações, além de aprimorar suas habilidades de comunicação para uma abordagem mais humanizada do atendimento.

Corroborando com isso, o precursor dessa técnica, Dr. Barrows HS, reforça que os pacientes simulados são pessoas treinadas para reproduzir de forma fidedigna a apresentação clínica de um paciente; não apenas sua história, mas também a linguagem corporal, os achados físicos, as características emocionais e de personalidade, o que pode facilitar o processo de treinamento e experiência dos envolvidos se os pacientes simulados forem atores profissionais, visto que vários recursos de encenação precisarão ser utilizados para a composição desse paciente. Podemos discorrer mais sobre esse assunto em um outro artigo.

Segundo o pesquisador Emerson de Barros Rossini, graduado em Artes Cênicas pela USP e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA, os benefícios da Simulação Clínica vão muito além dos já citados neste artigo em relação à capacitação profissional. No que se refere aos atores, ele identificou que estes profissionais têm a sensação de poder interferir diretamente na melhoria do atendimento médico: “um sentimento de participação social direta proporcionada pela profissão de ator”.

Emerson afirma que o impacto do trabalho do artista na vida da população é histórico, e que “o ator sempre foi uma peça-chave na formação cultural de uma sociedade.” Ele complementa explicando que as demandas sociais de cada época se relacionam com as variadas formas de teatro, revelando, assim, diversas possibilidades de pensar o homem no meio em que está inserido.


Referências:

  • Ivan Bank, Ellemieke M. C. Rasenberg, Sara H. Makkenze-Mangold, Sandy Nelissen, Jacqueline van Wijngaarden, Annelies G. Lovink & Jan-Joost Rethans (2021): Fifteen simulated patient working formats to use in communication skills training: Report of a survey
  • Barrows HS. Simulated (standardized) patients and other human simulations. Chapel Hill (NC): Health Sciences Consortium; 1987. Primary guide to the basics of SP training.
  • ROSSINI, Emerson de Barros. Expansões da teatralidade: a participação de atores na prova de admissão de residentes e de especialistas no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Revalida do Governo Federal. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-04032021-145315/. Acesso em: 04 abr. 2023.
  • Blog IPEMED – Afya – Simulação Médica: Entenda A Importância Para A Formação Do Médico. Disponível em: https://www.ipemed.com.br/blog/simulacao-medica-importancia?utm_source=google&utm_medium=organic
  • Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira Junior GA, Almeida RGS, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2017;25:e2916. [Acesso em 04/04/2023]; Available in: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/rlae/a/QQxfsnbsqwYJCMmjRPp7xtB/?format=pdf&lang=pt. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916.
  • MASTEY, Raquel Júlio. Simulação: recursos do teatro em cursos de medicina e enfermagem. (2018) – Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Teatro, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_raquel_julio_mastey.pdf

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