Andragogia e a simulação realística

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28 de janeiro de 2022

A andragogia permite uma troca maior de experiência entre aluno e professor, fazendo do aprendizado uma via de mão dupla.

A metodologia andragógica tem por fundamento, a educação de adultos, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças. Nesse contexto, levam-se em consideração os saberes já existentes do aluno adulto, sejam eles culturais sociais e históricos para que, a partir disso, possa dar início e andamento ao ensino. Esta metodologia tem muito do método descrito por Paulo Freire.

Paulo Freire é considerado o pai da Andragogia e mostra de uma maneira clara, a preocupação com a contextualização da educação às necessidades de seus alunos e ao desenvolvimento da consciência crítica através da educação dialógica, início da educação continuada e emancipatória.

Na Andragogia, o professor torna-se um facilitador no processo de aprendizagem do aluno. Além disso, ela permite uma troca maior de experiência entre aluno e professor, fazendo do aprendizado uma via de mão dupla.

Conceitos e pilares da Andragogia

O educador Malcom Knowles estabeleceu 6 importantes premissas ao desenvolver a andragogia:

1) Por que conhecer, por que aprender

Para que o adulto aprenda de verdade, é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade deste processo. Os benefícios e as vantagens do processo de aprendizagem precisam estar claros para o aluno.

2) Autonomia do aluno

Um aluno adulto tem total consciência da autonomia que tem sobre a sua própria vida. Portanto, é importante respeitar a autonomia do aluno, bem como a sua capacidade de tomar decisões e autogestão.

3) A experiência é importante

As técnicas de educação que somente transmitem conhecimento não são aplicáveis para indivíduos autônomos e com experiência de vida. Por isso, é preciso aliar o conhecimento aos desafios do dia a dia. Lembrando que os estudos de casos e exercícios de simulação são bem vindos também.

4) Engajamento na aprendizagem

A partir do instante em que o aluno tem consciência da contribuição do aprendizado no seu cotidiano, ele se engaja com maior afinco nos estudos.

5) Foco na vida real

Por serem alunos com experiência de vida, os adultos têm o seu olhar voltado para aquilo que remeta à sua rotina e que possa contribuir para a deixar mais eficiente e agradável.

6) Motivação para aprender

Por ter esse olhar voltado para a sua realidade, o adulto busca motivações que vão além da aprendizagem em si. As promoções de trabalho, os reajustes salariais, o aumento da autoestima são alguns dos fatores que motivam adultos a buscar novos conhecimentos.

Com isso, a simulação realística com pacientes padronizados e também outros modelos de simulação são mais palpáveis, significativos e motivadores, pois permite que o adulto expresse suas vivências anteriores, assimile com o que foi aprendido de novo e coloque em prática em um contexto que faça sentido para ele, respeitando sua autonomia.

A missão do professor para a Andragogia, além de ser um facilitador da aprendizagem, é de auxiliar o aluno a atingir seu melhor potencial.


Por Karen Estevam, fundadora da ATO.

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