17 de setembro de 2021
No dia 19 de setembro o SUS completa 31 anos de existência.
A saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo dever do Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Com certeza você já deve ter lido algo parecido, este trechinho se refere ao Art 2º da nossa Constituição.
Existem melhorias a serem feitas no SUS? Com certeza! Os desafios são enormes, mas há muito o que comemorar no aniversário dessa importante política pública.
O SUS está presente em nossa vida cotidiana, muito além do que vemos.
O SUS foi imprescindível no enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, foi, com certeza, instrumento fundamental neste terrível momento que vivenciamos e que ainda é realidade, quase 2 anos depois.
Neste aniversário do SUS temos sim o que comemorar pelo que já foi feito e claro, agradecer à todos os profissionais que lutaram e lutam na linha de frente e que, mesmo com todos os obstáculos e dificuldades, em diversos sentidos, seguiram nesta batalha.
Estamos quase ao final da Semana Internacional da Simulação e reforçamos o quanto o SUS está e estará presente na vida dos futuros médicos, que hoje estão nas instituições de ensino, mas que, brevemente, estarão em campo, atendendo à população. Formar com excelência estes estudantes é um grande passo rumo a um atendimento de qualidade, humanizado, justo e respeitoso.
Estudos apontam que as metodologias ativas de ensino têm se mostrado altamente eficaz no processo de aprendizagem e formação dos estudantes. Sendo assim, simular, permite ao aluno estar no centro deste processo e construir sua própria aprendizagem em um ambiente que seja seguro. Além disso, o ambiente da simulação permite o erro, desenvolvendo assim, a consciência crítica dos estudantes, pois com esse aprendizado prático ele poderá visualizar o seu erro, e a partir dele e do feedback, aprimorar a sua conduta.
A ATO, defende o SUS e deseja vida longa!
É muito bom saber que estamos contribuindo, nem que seja um pouquinho, para o ensino em saúde do nosso país.